segunda-feira, 4 de maio de 2009

Minha vida agora

Quando eu decidi que dava para agüentar duas faculdades, eu realmente acreditei nisso. Acredito ainda. Mas muita coisa eu sinto que estou perdendo.

O meu blog mesmo não passa nem mosca. As poucas pessoas que o lêem me cobram. Perguntam porquê eu nunca mais postei nada e tal... É que hoje, se Teka estiver escrevendo ou lendo alguma coisa, é para produção de algum texto acadêmico. Vale a pena?

No começo tive uma discussão ferrenha com um amigo, ele disse: “ou você faz dois cursos meia boca, ou faz um completo”. Eu não estou fazendo dois cursos meia boca. Eu estou fazendo dois cursos, me cansando e perdendo alguns pequenos prazeres que fazem uma falta danada quando eu tenho um stop. São aqueles momentos que você desafoga um pouco os afazeres e pensa: agora que estou livre, o que faço para me distrair? Aí vem o cansaço e você dorme. E quando acorda, tem mais um trabalho para entregar.

Eu conheço outras pessoas que fazem duas facus. Eu procuro nem conversar sobre isso com elas, porque, eu já sei como é. Sinto na pele o desespero para as provas, leituras, Xerox e trabalhos. Eu tento focar apenas na Jorge Amado. A outra é só um complemento; um laboratório para conhecer o mundo da Universidade Pública, os professores de lá, os alunos de lá. Inclusive, por se tratar de um curso inovador da Federal, daqui a uns anos eu quero dizer “eu estive lá, e vi tudo desde o começo”. Só que os professores esperam algo de você. Esperam desenvolvimento e quando sabem que você faz outra faculdade, parece que a cobrança é maior. Acho que eles pensam “bom, se você decidiu assim, veremos o quão mizerável você é!” Mizerável com “z”, bem baiano, mizeravão, vulgo, uma pessoa de atitude, isenta de sentimentos, capaz de tudo para o bem, ou para o mal. Quando eles sabem, olham atentos para mim, fazem um bico disfarçado, alguns até abrem a boca e diz “aaaaah” em tom de “não faça isso com si mesma”.

Eles não me estimulam dessa forma.

E de onde vem o meu estímulo? Confesso que a busca por algo que não sei ainda. Eu penso que, ao invés de estar ganhando 450,00 que serão gastos em cinema, festas e futilidades, eu estou trilhando um caminho que parece dar em um lugar bom. Não sei qual, mas é a sensação que eu tenho. Posso não estar lendo o livro que escolhi, mas estou lendo coisas muito boas que jamais leria se não fosse obrigada. Ás vezes o conhecimento vem assim, tudo que aprendi obrigatoriamente está me servindo para alguma coisa, nem que seja para contar vantagem com o namorado farmacêutico que está aprendendo a preparar uma lâmina agora, sendo que aprendi isso aos 13 anos num laboratório do Salesiano. Ou, fazer uma regra de três que Gelísia nunca soube fazer (risos).

Sinto falta de minhas leituras á tarde, de jogar the sims o final de semana inteiro, de passear com o cachorro pelo bairro, sair e cultivar amizades antigas, viajar nos feriadões para ver a família, ler o blog dos outros e comentar, passar o finde sem preocupações com o namorado, enfim, sinto falta de ser como eu era antes de todo esse turbilhão de papéis, livros, câmeras e slides me atropelarem.

Quero que essas sensações vazias nessas horas vagas me deixem em paz. Quero férias para encher o meu dia de satisfação.

De amor, risos, paz.

Mas eu continuo. Firme e forte como rocha, é, o mais clichê possível, porque se não for meu caro Watson, você fica a beira de jogar tudo pro alto e sair nu em um dia de chuva para se encontrar depois resfriado numa cama quentinha. Só para perceber que Teka é isso mesmo. Não vai desistir, não vai se arrepender. Vai fazer cada minuto valer a pena e por na caderneta todos os momentos vazios e preenchê-los depois.

Eu vou chorar cada minuto que meus olhos queiram, eu vou gritar toda vez que minha voz pedir e vou sorrir todas as vezes que meu corpo sentir vontade. Porque eu sinto e porque ele sente, que cada dor de cabeça e tensão nos ombros vai valer a pena.

Se trata apenas do que a vida me proporcionou alcançar.

Do que eu escolhi para alcançar

E que fará parte de mais uma história.

2 comentários:

Luana Marinho Nogueira disse...

" ler o blog dos outros e comentar"

eu nem sei mais direito o q é isso,
ah e para completar:

escrever para o blog,
ler os dos outros e comentar!
estou no mesmo barco q vc... rs

de agora em diante vai ser assim,
"vida de vagá" acabou, rpz!
kkkkkkk

nosso maior desejo a partir
de agora será realmente:
Fériassss

Yukito disse...

Fui escaldado mas tudo bem, hunf!
É verdade, mas agora possa ser que as coisas que você esteja sentindo falta deixem com vontade de faze-las, mas depois, imaginar " tenho esses dias livres pra fazer o que quiser " irá ser bem melhor.
Sentir falta de passar o find comigo sem preocupações? relaxe vc vai ter o resto da vida pra passar todos os dias XD.
Mas lembre-se são so mais 2 anos e puff!!! Acaba tudo e vc onde vai ta? Ganhando muito mais do que meros 450 reais.